quarta-feira, 6 de maio de 2009

ARQUITETURA NO ESPAÇO

A arquitetura é uma arte criadora de estímulos imprevisíveis, satisfazendo necessidades e despertando novas idéias. Não são apenas formas, cores e texturas, mas sim um reflexo do contexto no qual está inserida. É um modo de vida onde se cria uma interação muito intensa, capaz de desenvolver a sensibilidade e estimular a criatividade.
É preciso entender o movimento no seu entorno, as forças que geram harmonia e perceber o limite entre o espaço e a instabilidade do corpo humano.
A interação entre o publico e o privado, a racionalização dos espaços enclausurados e o medo que se torna cada vez mais solidificado em muralhas e ‘paredões’ representa o primeiro passo para estabelecer novos padrões e despertar vislumbres construtivos em um mar de criatividade.
O arquiteto busca condições para criar uma nova história, mas é preciso encontrar a relação corpo/mente e os espaços nas cidades. Torna-se prioridade interagir com seus usuários e permitir que sua construção seja ininterrupta, buscando ambientes mutáveis de acordo com as necessidades do cotidiano.
Afinal a cidade é muito mais do que os olhos podem ver, é cada instante, um misto de percepção visual e auditiva, um cenário ou apenas algo esperando para ser vivenciado. Nada está isolado, é um pequeno detalhe em meio ao todo que interage com nossas lembranças e sensações.
As pessoas e as suas atividades tornam-se os elementos móveis, tão essenciais quanto à arquitetura. Não somos meros observadores, mas sim parte importante desse contexto. A imagem da cidade é uma combinação de todos os nossos sentidos, mas na maioria das vezes nossa percepção é ainda muito parcial.
Retornamos para o real significado da permanência em um lugar, a importância em ter o prazer de se sentir em casa, mesmo no âmbito público. Exercitar a utopia fecundando o espaço público e o privado em um legítimo e inventivo objeto de estudo tanto para a arquitetura contemporânea quanto para a sociedade que dela desfruta.

5 comentários:

gabriel___ disse...

voce é arquiteta? ._.'

Thomas - NNYR disse...

Muito tri!! =)
teem ki c escriitoora Niick!! :P

o bloog ta 10!!
beeijo

adenilson disse...

caralho que complexidade e inteligência..
mto bom mesmo.
parei pra ler e quase babei aki de bok aberta que fiquei xD~
parabens
mesmo.
priemira vez aqui e espero voltar mais vezes.

abraço e ótima quarta


entretenimentóse aguda
com pitadas de divertimento e sarcasismo em:

www.bagageirodocurioso.spaceblog.com.br

adenilson disse...

yeaah eu aki d novo
li tudo d novo
kkkkkkkkk

um abraço.
mais sucesso ainda
e tá convidad a ver
as novidades insanas do
www.bagageirodocurioso.spaceblog.com.br
boa semana
quando atualizar é só gritar!
mái to siempre por akê"

Simples&DoceIronia disse...

oi, boa noite.. acabei de te add..
li seu blog e gostei muito, parabéns menina!
te add por causa do seu texto de arquitetura.. achei ele muito realista e dei um ctrl c crtl v no meu perfil do orkut, mas coloquei seu nome no final com o link do seu blog. caso vc queira eu posso tirar ok; se vc se sentir sem privacidade ou algo do tipo =]
ah, é isso, se quiser me aceite, acho qe temos algo em comum.. beijão!